Diagnóstico fonoaudiólogico: essa é uma pedra no sapato de muitos profissionais! 

E isso acontece porque, para estruturar um diagnóstico e discuti-lo com equipes multidisciplinares, é necessário, além do conhecimento, um raciocínio clínico lógico e estruturado. 

E é isso que esse curso busca oferecer para os profissionais de fonoaudiologia: mais clareza e segurança na realização do diagnóstico de transtornos como apraxia da fala, disartria, atrasos de linguagem, dentre outros transtornos fonoaudiologicos.

Diagnóstico fonoaudiológico: essa é uma pedra no sapato de muitos profissionais! 

E isso acontece porque, para estruturar um diagnóstico e discuti-lo com equipes multidisciplinares, é necessário, além do conhecimento, um raciocínio clínico lógico e estruturado. 

E é isso que esse curso busca oferecer para os profissionais de fonoaudiologia: mais clareza e segurança na realização do diagnóstico de transtornos como apraxia da fala, disartria, atrasos de linguagem, dentre outros transtornos fonoaudiológicos.

Como surgiu esse curso?

Eu tenho muito tempo de prática clínica já são quase 20 anos de formada! 

Mas desde o princípio da minha carreira a docência caminhou em paralelo ao consultório: atuo como professora e supervisora de profissionais de fonoaudiologia há vários anos.

E percebo, pelo feedback que recebo de alunos, supervisandos e colegas, que a realização de diagnósticos é uma dificuldade de muitos fonoaudiólogos.

O que já era um tanto complicado se tornou ainda mais difícil com as novas definições surgidas com o novo DSM-5, bem como as mudanças previstas para o CID-11, em janeiro de 2022. Essas novas diretrizes causam dúvidas e geram insegurança no diagnóstico de diversos transtornos – e isso acontece inclusive com profissionais que possuem bastante experiência clínica.

Neste curso, vamos abordar como se dá aconstrução do raciocínio clínico para a elaboração do diagnóstico diferencial: eu quero te dar um mapa detalhado do processo para que você possa ter autonomia, clareza e segurança ao elaborar diagnósticos fonoaudiológicos.

Vou também esclarecer as principais dúvidas a respeito do diagnóstico e caracterização de alguns dos principais desafios que aparecem no dia a dia da prática clínica: atrasos e transtornos de linguagem, TDL, transtornos motores da fala, como disartria, apraxia, atrasos motores e transtorno motor da fala.

Iremos, juntos, nos aprofundar em casos clínicos reais, onde mostro o meu processo de diagnóstico do começo ao fim. Não guardo nenhuma carta na manga: meu objetivo é que você termine esse curso e saia SABENDO como diagnosticar.

Conheça o Programa Pedagógico do curso

Módulo 1

Neste módulo inicial, vamos estabelecer as bases para o aprendizado de nosso curso. Vamos aprender o que é o diagnóstico diferencial, os elementos que caracterizam o raciocínio clínico do diagnóstico e noções de marcos do desenvolvimento infantil

As aulas desse módulo:

AULA 1 – O Papel do diagnóstico
AULA 2 – A Criança – O Aprendiz
AULA 3 – Red Flags do desenvolvimento
AULA 4 – Cálculo de idade e ajuste de prematuridade – Aula Bônus
AULA 5 – Atraso de Linguagem
AULA 6 – Transtornos de Linguagem
AULA 7 – Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem – TDL

Módulo 2

Avançando em nosso curso, teremos um módulo inteiramente dedicado aos transtornos motores da fala, que incluem apraxia, disartria, além de atrasos motores.  

As aulas desse módulo:

AULA 1 – Transtornos motores da fala
AULA 2 – Apraxia de fala infantil
AULA 3 – Disartria infantil
AULA 4 – Transtorno Fonólogico

Módulo 3

Em nosso módulo final, iremos analisar estudos de caso e falaremos sobre transtornos diversos. Faz parte do nosso planejamento falar também sobre o processo de avaliação fonoaudiológica e sobre a elaboração de relatórios diagnósticos.

As aulas desse módulo:

AULA 1 – Transtorno de aprendizagem não verbal – TANVE
AULA 2 – Transtorno de comunicação social
AULA 3 – Conhecendo o ABFW de vocabulário
AULA 4 – Aplicando o protocolo e tabulando os dados do ABFW Prova de Vocabulário

Módulo Bônus

Este conjunto de aulas, traz novidades ao curso, e cobre temas essenciais como o novo CID 11, oferecendo uma atualização dos critérios diagnósticos. A CAA nos transtornos de fala e linguagem, enfatizando a importância da intervenção multimodal e Ju Rocha vai apresentar o PROC.

As aulas desse módulo:

Aula 01 – CID 11
Aula 02 – CAA nos transtornos de fala e de linguagem – A importância da tomada de
decisão baseada em intervenção multimodal
Aula 03 – PROC Protocolo de Observação Comportamental
Aula 04 – Quando indicar terapia de Transtorno Motor da fala – Comunicação Suplementar Alternativa, com Juliana

Duração do curso – 1 Ano
Certificado de 40 horas
Módulos liberados semanalmente
Conteúdo extra –
Mais 5 aulas interativas gravadas
+ Materiais de apoio – Slides, artigos e materiais para estudo, selecionados diretamente por mim, Juliana Rocha, serão disponibilizados para os alunos, para complementar o conteúdo das aulas gravadas e ao vivo.

 

Para quem é esse curso?

Este curso foi preparado com muito cuidado para fazer a diferença na vida de fonoaudiólogos que trabalham na clínica e querem ter mais segurança na formulação de raciocínios clínicos e diagnósticos. 

A Fonoaudióloga Juliana Rocha possui mais de 15 anos de prática clínica contínua, atuando no país e também no exterior. Além disso, possui mais de 12 anos de docência e coordenação de cursos da área de saúde em diversas faculdades do Brasil.

Confira um breve currículo:

  • Fonoaudióloga especialista em linguagem
  • Mestre em Saúde Pública pela Universidade Americana – Py
  • Professora de Linguagem e Psiquiatria
  • Coordenou por 11 anos o Ambulatório de Transtornos do Comportamento
  • Professora da pós graduação de linguagem da Universidade São Caetano do Sul (USCS) e professora da Pós graduação em Análise do Comportamento aplicada ao Autismo do Instituto IEPSI
  • Formação em PROMPT, ABA, TEACCH, PEP-3, PlusHand, PECS, Denver II e Bayley 3
  • Fonoaudióloga Homologada Sena System
  • Coordenadora da especialização em TEA e em Linguagem da FNH (Salvador, Aracaju, Goiânia e Curitiba)

A Fonoaudióloga Juliana Rocha possui mais de 15 anos de prática clínica contínua, atuando no país e também no exterior. Além disso, possui mais de 12 anos de docência e coordenação de cursos da área de saúde em diversas faculdades do Brasil.

Confira um breve currículo:

  • Fonoaudióloga especialista em linguagem
  • Mestre em Saúde Pública pela Universidade Americana – Py
  • Professora de Linguagem e Psiquiatria
  • Coordenou por 11 anos o Ambulatório de Transtornos do Comportamento
  • Professora da pós graduação de linguagem da Universidade São Caetano do Sul (USCS) e professora da Pós graduação em Análise do Comportamento aplicada ao Autismo do Instituto IEPSI
  • Formação em PROMPT, ABA, TEACCH, PEP-3, PlusHand, PECS, Denver II e Bayley 3
  • Fonoaudióloga Homologada Sena System
  • Coordenadora da especialização em TEA e em Linguagem da FNH (Salvador, Aracaju, Goiânia e Curitiba)

Tenha um melhor embasamento para discutir diagnósticos em equipes multidisciplinares, um modelo de trabalho cada vez mais utilizado.

Confira os depoimentos de quem já participou de meus cursos

“Encontrar a Ju vem sendo uma experiência muito gostosa!

Tô encantada com os cursos: é uma pessoa que nasce com a vocação para ensinar!

Tem sido uma experiência ímpar, já tô matriculada no segundo curso!

Brigada, Ju. Você tem o dom! E eu falo de cátedra, porque aqui em casa todos são professores!

Então eu SEI o que é um BOM professor!”

“Meu nome é Iolanda Pinto, sou terapeuta da fala e sou portuguesa.

A minha experiência formativa com a Ju Rocha vem sendo muito gratificante!


Eu conheci a Ju através do instagram, e hoje ainda continuo a seguir.

Aqui em Portugal, trabalho com crianças autistas, e sem dúvida vai ser uma mais valia todo o conhecimento compartilhado pela Ju.

Deixo aqui uma palavra de gratidão e uma palavra de apreço pelo trabalho magnífico que vem desenvolvendo para nós, principalmente pela dificuldade de encontrar pessoas com esta capacidade de transmissão dos conhecimentos!

Muito obrigada pela sua capacidade de altruísmo e pela sua simpatia.”

Isso é um resumo de tudo que estou oferecendo a você

Módulo 1

Neste módulo inicial, vamos estabelecer as bases para o aprendizado de nosso curso. Vamos aprender o que é o diagnóstico diferencial, os elementos que caracterizam o raciocínio clínico do diagnóstico e noções de marcos do desenvolvimento infantil

Módulo 2

Avançando em nosso curso, teremos um módulo inteiramente dedicado aos transtornos motores da fala, que incluem apraxia, disartria, além de atrasos motores e transtorno motor de fala.  

Módulo 3

Em nosso módulo final, iremos analisar estudos de caso e falaremos sobre transtornos diversos. Faz parte do nosso planejamento falar também sobre o processo de avaliação fonoaudiológica e sobre a elaboração de relatórios diagnósticos.

Módulo Bônus

Este conjunto de aulas, traz novidades ao curso, e cobre temas essenciais como o novo CID 11, oferecendo uma atualização dos critérios diagnósticos. A CAA nos transtornos de fala e linguagem, enfatizando a importância da intervenção multimodal e Ju Rocha vai apresentar o PROC.

+ Bibliografia complementar selecionada + AULAS BÔNUS + Acesso à todos os seminários sobre o tema

Tomei minha decisão: Eu quero esse SUPER DESCONTO!

Aproveite! De R$ 697,00 por R$ 487,90

Apenas 10x R$ 56,88

No cartão de crédito (com taxas da operadora)

Ou ganhe um grande desconto adquirindo à vista por R$ 487,90

Perguntas frequentes

Por quanto tempo eu terei acesso ao curso?
Você terá 1 ano para ver e rever as aulas do curso quantas vezes quiser com todo material disponível. É um pouco mais de 6 meses, metade de um ano, é bastante tempo. E, se ainda assim, você não conseguir completar temos formas de te ajudar a ganhar mais tempo.

O curso abordará alguma estratégia de intervenção além dos diagnósticos?
Neste curso não falaremos de intervenção. Vamos abordar o diagnóstico, o raciocínio clínico para o diagnóstico, avaliação para o diagnóstico e o plano terapêutico.

O curso é voltado apenas para fonoaudiólogos?
Este curso foi preparado com muito cuidado para fazer a diferença na vida de fonoaudiólogos que trabalham na clínica e querem ter mais segurança na formulação de raciocínios clínicos e diagnósticos.

Fonoaudióloga Juliana Rocha – 2023 | Todos os direitos reservados. Co-produção Catalysa360.

Precisa de ajuda?