O que você vai aprender nesse curso?
Aprenda a avaliar as Habilidades Comunicativas, a Compreensão de Linguagem Oral e Cognição (desenvolvimento simbólico e imitação) de crianças pequenas (até 4 anos) sem oralidade com o PROC – Protocolo de Observação Comportamental.
Descubra como avaliar o desenvolvimento da linguagem em crianças na idade pré escolar de 1 a 6 anos e 11 meses utilizando o protocolo ADL-2 – Avaliação do Desenvolvimento da Linguagem.
Domine a aplicação da Prova de Consciência Sintática (PCS), que avalia a habilidade metassomática de crianças em fase escolar, da 1 à 4 séries do ensino fundamental.
Compreenda como avaliar a habilidade semântica de crianças de 2 a 6 anos, desenvolvendo a capacidade de avaliar quais recursos cognitivos a criança está utilizando para fazer acesso lexical com o ABFW – vocabulário, protocolo que avalia 9 classes semânticas.
Entenda como utilizar a Escala de maturidade simbólica, ferramenta que avalia o jogo simbólico como parte da avaliação do desempenho intelectual não verbal, através da observação dos esquemas utilizados pela criança durante o brincar.
Conheça o TENA – Teste de Nomeação automática, avalie melhor a Consciência Fonológica através do PCF e saiba mais sobre a avaliação das habilidades de vida funcional.
Para quem é esse curso?
Fonoaudiólogos que lidam com crianças e querem ter mais clareza na avaliação e diagnóstico de questões relativas ao desenvolvimento da linguagem.
Como surgiu esse curso?
Eu tenho muito tempo de prática clínica – já são quase 20 anos de formada!
Porém, desde o princípio, a docência caminhou em paralelo ao consultório: atuo como professora e supervisora de profissionais de saúde, nos assuntos relativos ao Autismo e à fonoaudiologia, há vários anos. E percebo a dificuldade de alunos, supervisandos e colegas na realização de uma Avaliação do Desenvolvimento da Linguagem de maneira criteriosa e baseada em dados científicos.
Ao longo de 2021, abordei diversos protocolos relacionados ao desenvolvimento infantil em meus cursos online, como o Portage e o IDADI.
A aceitação e receptividade me fizeram avançar, e já estava nos meus planos fazer um curso especificamente sobre o
protocolo ADL-2, que é muito pedido pelos profissionais que me acompanham, sobretudo fonoaudiólogos, psicólogos e psicopedagogos.
Porém, com as mudanças recentes nos critérios do CDC americano para os Marcos do Desenvolvimento Infantil, compreendi que um curso que abordasse apenas o ADL-2 não iria ser suficiente. Essas novas diretrizes causaram dúvidas e geram insegurança no processo de avaliação da linguagem infantil – e isso acontece inclusive com profissionais que possuem bastante experiência clínica.
Decidi, então ampliar o escopo do curso, inserindo
o protocolo ABFW – Vocabulário, assim como o PROC, a Prova de Consciência Sintática (PCS) e a Escala de maturidade simbólica, abarcando assim diferentes ferramentas para preparar um curso super completo sobre avaliação da linguagem infantil.
Se você me der o prazer e a honra de ser sua professora, vamos juntos nos aprofundar no processo de Avaliação da Linguagem. Não apenas abordando a teoria, mas discutindo casos clínicos reais, nos quais eu mostro o meu processo de avaliação do começo ao fim.
Não guardo nenhuma carta na manga: meu objetivo é que você termine esse curso e saia SABENDO como avaliar a linguagem infantil com segurança e clareza.
Tenha um melhor embasamento para discutir diagnósticos em equipes multidisciplinares, com um modelo de trabalho cada vez mais utilizado.
Conheça o programa pedagógico do curso
MÓDULO 1
Aula 1:
O poder da observação: aprendendo a observar
Aula 2:
Como conduzir uma boa avaliação
Aula 3:
O desenvolvimento infantil e os novos marcadores do CDC
MÓDULO 2
Aula 1:
Conhecendo o ADL-2
Aula 2:
Aplicação e dados quali e quantitativos do ADL-2
Aula 3:
Aplicando o Protocolo de Observação Comportamental – PROC
MÓDULO 3
Aula 1:
Aplicando a Prova de Consciência Sintática (PCS)
Aula 2:
Aplicando a escala de Maturidade Simbolica
Aula 3:
Conhecendo o ABFW de vocabulário
Aula 4:
Aplicando o protocolo e tabulando os dados do ABFW Prova de Vocabulário (aplicação exclusiva da Fonoaudiologia)
MÓDULO 4
– NOVO –
Aula 1:
Conhecendo o TENA
Teste de Nomeação automática
Aula 2:
Avaliando a Consciência Fonológica através do PCF
Prova de Consciência Fonológica
Aula 3:
Introdução a Habilidades básicas
+ Materiais de apoio
Slides, artigos e materiais para estudo, selecionados diretamente por mim, Juliana Rocha, serão disponibilizados para os alunos, para complementar o conteúdo das aulas gravadas e ao vivo.
+ Certificado de 40 horas
Acesso completo a todos os Webinares já realizados sobre Avaliação de Linguagem Infantil.
+ Acesso ao curso durante 1 ano
Confira os depoimentos de quem já participou de meus cursos
“Encontrar a Ju vem sendo uma experiência muito gostosa!
Tô encantada com os cursos: é uma pessoa que nasce com a vocação para ensinar!
Tem sido uma experiência ímpar, já tô matriculada no segundo curso!
Brigada, Ju. Você tem o dom! E eu falo de cátedra, porque aqui em casa todos são professores!
Então eu SEI o que é um BOM professor!”
“Meu nome é Iolanda Pinto, sou terapeuta da fala e sou portuguesa.
A minha experiência formativa com a Ju Rocha vem sendo muito gratificante!
Eu conheci a Ju através do instagram, e hoje ainda continuo a seguir.
Aqui em Portugal, trabalho com crianças autistas, e sem dúvida vai ser uma mais valia todo o conhecimento compartilhado pela Ju.
Deixo aqui uma palavra de gratidão e uma palavra de apreço pelo trabalho magnífico que vem desenvolvendo para nós, principalmente pela dificuldade de encontrar pessoas com esta capacidade de transmissão dos conhecimentos!
Muito obrigada pela sua capacidade de altruísmo e pela sua simpatia.”
Isso é um resumo de tudo que estou oferecendo a você
MÓDULO 1
Nesse módulo, você vai aprender a importância da observação na avaliação clínica. Como observar eficazmente, realizar avaliações, compreender o desenvolvimento infantil segundo os novos marcadores do CDC e analisar dados usando raciocínio clínico.
MÓDULO 2
Esse módulo apresenta o ADL-2, um instrumento crucial para avaliações. Você aprenderá sobre ele, como aplicar e interpretar dados qualitativos e quantitativos, e aplicar o Protocolo de Observação Comportamental (PROC).
MÓDULO 3
Você vai aprender a aplicar provas e escalas clínicas, como a Prova de Consciência Sintática (PCS), a Escala de Maturidade Simbólica, e o ABFW de vocabulário, incluindo a tabulação dos dados.
MÓDULO 4 (NOVO)
O novo módulo apresenta ferramentas e técnicas avançadas para avaliação clínica. Você aprenderá sobre o TENA, um teste de nomeação automática, avaliar a consciência fonológica através do PCF, habilidades básicas, e a aplicação do AFLS, uma avaliação das habilidades de vida funcional.
+ Acesso completo a todos os Webinares já realizados sobre Avaliação de Linguagem Infantil.
+ Acesso ao curso durante 1 ano
Tomei minha decisão: Eu quero esse SUPER DESCONTO!
Aproveite! De R$ 697,00 por R$ 487,90
Apenas 10x R$ 56,88
Ou ganhe um grande desconto adquirindo à vista por R$ 487,90
Garantia total e incondicional
Experimente grátis
por 7 dias.
Confiamos tanto na qualidade da Formação que está sendo oferecida que assumimos todo o risco:
Se, após 07 dias, você achar que o material não está à altura da sua expectativa, devolveremos o seu dinheiro. Sem letras miúdas ou qualquer questionamento.
Fonoaudióloga Juliana Rocha – 2023 | Todos os direitos reservados. Co-produção Catalysa360.